Métodos quantitativos para seleção de fornecedores sustentáveis: uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v16i4.2357Palavras-chave:
Seleção de fornecedores verdes ou sustentáveis. Revisão sistemática da literatura. Análise de conteúdo. Análise de Correspondência.Resumo
A temática ambiental e social, cada vez mais presente e atuante no cotidiano das operações das empresas, precisa ser tratada no contexto da seleção de fornecedores, pois a literatura acadêmica e profissional é carente nesta área, especialmente no que tange ao uso de métodos quantitativos e no tratamento de aspectos sociais. Para tanto, o objetivo deste artigo foi realizar uma revisão sistemática da literatura com um propósito descritivo-explicativo que permitisse coletar, identificar, selecionar e avaliar criticamente os métodos quantitativos utilizados na seleção de fornecedores sustentáveis do ponto de vista verde e social. Buscando ir além de uma revisão sistemática tradicional, este trabalho fez uso também de técnicas de análise de conteúdo via tag clouds e de análise de correspondência. As principais evidências encontradas na literatura sobre seleção de fornecedores verdes/sustentáveis foi o uso intensivo de técnicas combinadas e a ampla adoção da lógica fuzzy nas técnicas multicritério, programação matemática e inteligência artificial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.