Servitização: aplicação e avaliação da metodologia TraPSS
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v16i4.2354Palavras-chave:
Metodologia TraPSS. Servitização. Product Service System (PSS).Resumo
As indústrias de manufatura estão sempre em busca de novas formas para se manter competitivas e atender as expectativas de seus clientes. Uma destas formas é através do oferecimento de serviços atrelados aos seus produtos. Essa tendência é conhecida como servitização. A metodologia TraPSS tem como objetivo fornecer suporte ao processo de tomada de decisão de uma empresa que deseja evoluir no seu grau de servitização ao longo do contínuo PSS (Product Service System). O objetivo desse trabalho é aplicação desta metodologia e a sua avaliação. Um estudo de caso foi feito a partir de dados obtidos na literatura de duas empresas: uma de telecomunicações e a outra do ramo automobilístico. Estas empresas já haviam sido objeto de estudo do tema servitização, mas em outro contexto. Constatou-se que o método é plenamente aplicável para os fins pretendidos, desde que seja utilizado de forma prescritiva a partir de uma sequência de etapas lógicas pré-estabelecidas. Por outro lado, concluiu-se também que a metodologia não é simples, e, portanto, não é aplicável a qualquer negócio, não podendo sua utilização ser generalizada, uma vez que sua aplicação é adequada para empresas que possuam modelo de gestão maduro e colaboradores com alto grau de competência técnica e administrativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.