Inovação em instituição militar de pesquisa: um estudo de caso exploratório
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v16i4.2353Palavras-chave:
Inovação. Inovação em condição estável. Inovação de ruptura. Instituições Militares de Pesquisa. Sistemas Nacionais de Inovação.Resumo
As instituições públicas de pesquisa são componentes essenciais do sistema nacional de inovação e, no caso de instituições militares, atuam como veículos por meio dos quais países em desenvolvimento podem adquirir conhecimento e competência sobre tecnologias industriais. O presente trabalho examina a presença de fatores de gestão favoráveis à inovação em instituições militares de pesquisa. A abordagem foi qualitativa e exploratória e, além das fontes bibliográficas, teóricas e empíricas, foi feita pesquisa de campo, através de observação direta, da aplicação de questionários baseados na auditoria de processos de gestão da inovação propostos por Tidd, Bessant e Pavitt (2008) e de entrevistas abertas com a intenção de validar o desenho da pesquisa. O resultado mostrou em ambas as instituições examinadas a presença dos componentes que caracterizam uma organização inovadora, com predominância das características da condição estável e, em menor dimensão, da inovação de ruptura. Foram detectadas diferenças entre as instituições, atribuíveis a características de natureza organizacional, de sistemas internos de comunicação e de regimes tecnológicos diferenciados com reflexo sobre as concepções acerca do conceito e da dinâmica da inovação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.