Recursos estratégicos para a produção enxuta: um estudo de caso no setor de manufatura eletrônica
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v16i4.2343Palavras-chave:
Produção Enxuta. Visão Baseada em Recursos. Implementação.Resumo
Muitas empresas que tentam implementar a produção enxuta falham ao negligenciar o aspecto estratégico envolvido na mudança organizacional que demanda um novo modelo de gestão. Analisando pela ótica da visão baseada em recursos, é necessário identificar os recursos estratégicos que dão suporte para a implementação, de forma a proteger, explorar e desenvolver os recursos que que viabilizam a produção enxuta. Adotando essa perspectiva, este artigo teve o objetivo de analisar a implementação da produção enxuta em uma empresa de manufatura eletrônica, identificando os recursos mais importantes para o processo. A abordagem metodológica utilizada foi o estudo de caso, no qual a entrevista semiestruturada constituiu o principal instrumento de coleta de dados. Foram identificadas 11 práticas de produção enxuta implementadas e 13 recursos de suporte à implementação. De um modo geral, os resultados demonstraram a importância dos recursos intangíveis para a implementação e a manutenção da produção enxuta na empresa, em especial: cultura organizacional, valores e funcionários. De um modo específico, foi possível identificar quais recursos são mais representativos para cada prática enxuta, o que ajuda a melhorar a decisão sobre quais recursos investir de acordo com as prioridades de implementação.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.