Proposta de modelo para melhoria de feedback dos projetos de sistemas prediais hidráulicos e sanitários
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v16i4.2317Palavras-chave:
Projetos. Informação. Sistemas Prediais Hidráulicos e Sanitários. Assistência Técnica. Retroalimentação.Resumo
A assistência técnica das empresas construtoras, ao acumular informações sobre problemas recorrentes após a ocupação de imóveis, serve como uma fonte de aprendizado para empreendimentos posteriores. Assim sendo, iniciou-se um estudo a partir da análise de arquivos em uma construtora cearense, o que mostrou a presença significativa de reparos ligados aos Sistemas Prediais Hidráulicos e Sanitários (SPHS) em detrimento de outros sistemas construtivos. Posteriormente, a partir de observações, de análise de documentos e de entrevistas em três construtoras locais, realizou-se uma análise do fluxo da informação no setor de assistência técnica das construtoras e a comunicação destas com os escritórios de projetos de SPHS. Com isso, constatou-se que a retroalimentação das informações desses projetos ainda não é uma realidade entre as empresas, mas os projetistas gostariam de receber esse feedback sobre a qualidade de seus produtos. Considerando, a partir do estudo realizado, que as empresas precisam de maior gerenciamento para conseguir reutilizar as informações oriundas do setor de assistência técnica, foi proposto um modelo com uma sequência de passos para a criação de diretrizes de projetos embasadas na coleta organizada de dados nesse setor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.