<b>Maturidade organizacional e desempenho de projetos no setor naval brasileiro</b>
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v8i1.23Resumo
O gerenciamento de projetos provê às organizações uma gama de processos gerenciais para sobreviver num cenário de competição acirrada e escassez de recursos. Os modelos de maturidade em gerenciamento de projetos (MMGP) permitem a realização de um processo de benchmarking das práticas de gerenciamento de projetos adotadas pela organização. Desta forma, constrói-se um referencial para a implementação de planos de evolução que conduzam a melhorias no desempenho dos projetos, principalmente, em setores como o da indústria naval, orientados a projetos. O artigo investiga a relação entre maturidade em gerenciamento de projetos e desempenho dos mesmos, envolvendo organizações do setor naval brasileiro. De um lado, avaliou-se a maturidade em gerenciamento de projetos (modelo OPM3TM) dos construtores de plataformas de petróleo flutuantes (main contractor) da Bacia de Campos (segmento offshore) da Petrobras e do outro, a percepção que a Petrobras tem do desempenho dos projetos desenvolvidos por estes construtores. Por meio de revisão da literatura, pesquisa de campo e análise quantitativa dos dados mostrou-se que, especialmente em projetos do tipo plataformas de petróleo flutuantes na Bacia de Campos da Petrobras, quando o nível de maturidade organizacional em Gerenciamento de projetos aumenta, o desempenho dos projetos também melhora. Palavras-chave: gerenciamento de projetos, maturidade em gerenciamento de projetos,modelos de maturidade, desempenho de projetos, setor naval.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.