Proposta de um modelo conceitual para tomada de decisão entre centralizar ou descentralizar armazéns
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v16i4.2287Palavras-chave:
Centro de Distribuição. Rede de Distribuição. Método de Análise Hierárquica, Tomada de decisão.Resumo
O presente estudo tem como objetivo geral propor um modelo conceitual para a alocação de um ou múltiplos CDs (Centros de Distribuição) que considere os aspectos que influenciam o desempenho (operacional e financeiro) das operações logísticas, visando auxiliar o tomador de decisão no planejamento da distribuição que melhor atenda às características do mercado em que a empresa está inserida. O objetivo secundário é avaliar as implicações da decisão de centralizar ou não a distribuição de produtos. Trata-se de uma pesquisa indutiva e explicativa, que busca o levantamento de informações relevantes à determinação da localização de estoques de produtos acabados que, por meio de revisão bibliográfica, intenta produzir critérios de decisão a serem utilizados no método de análise multicritérios conhecido como AHP (Analytic Hierarchy Process). Em seguida, simula-se a aplicação do modelo conceitual proposto a uma hipotética distribuição de calçados em nível nacional, com estabelecimento assistemático de pesos para cada critério para um teste básico de aplicabilidade, com a realização do cálculo e da avaliação de consistência pelo software PriEsT. Para os fins a que se propõe, este trabalho apresenta importância ao reunir de forma lógica os diversos critérios, com a intenção de ser instrumento de aplicação no planejamento estratégico de distribuição das empresas com necessidades convergentes ao problema apresentado. Intenta, por fim, ser um ponto de partida para adaptações a possíveis estudos de caso.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.