Aplicabilidade do gerenciamento da mudança de engenharia na tropicalização de um equipamento industrial

Autores

  • Sanderson César Macêdo Barbalho UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
  • Sérgio Luiz da Silva Universidade Federal de São Carlos
  • Marcos Antônio Dias Centro Universitário de Araraquara
  • Janiele Eduarda S. C. Custódio Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v16i2.2198

Palavras-chave:

Desenvolvimento de produtos. Gerenciamento da Mudança de Engenharia. Tropicalização. Telas para centrífuga de açúcar. Pesquisa ação.

Resumo

O gerenciamento da mudança de engenharia (ECM) é uma prática comum em empresas globalizadas, mas que carece de relatos da sua disseminação em setores mais tradicionais. O presente artigo descreve o desafio encontrado na “tropicalização” de uma tela de centrífuga utilizada na fabricação do açúcar, e os aprendizados daí decorrentes para a mudança de um projeto norte-americano e sua adaptação à realidade brasileira. O método utilizado é o da pesquisa-ação e a abordagem qualitativa. O trabalho contribui ao demonstrar uma aplicação em que o ECM foi adaptado se alinhando ao modelo de negócio da empresa. Os formulários previstos no ECM não burocratizaram o processo, mas passaram servir para formalizar as vendas, engenharia e manufatura do produto. Os resultados conseguidos com o ECM na tropicalização do produto fez com que a técnica passasse a ser utilizada em todas as linhas de produto da empresa no Brasil. Dado que a importação de tecnologias é comum na indústria brasileira, sugere-se que sistemáticas similares aqui apresentada possam ser utilizadas para tropicalizar tecnologias que aumentem sua competitividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sanderson César Macêdo Barbalho, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Graduado em Eng. Elétrica pela UFRN. Mestre em Gerência da Produção pela UFRN. Doutor em Engenharia de Produção Mecânica pela EESC-USP. Gerente do Escritório de Projetos da OPTO ELETRÔNICA S.A. Professor da Universidade de Brasília.

Publicado

15-06-2016

Como Citar

Barbalho, S. C. M., Silva, S. L. da, Dias, M. A., & Custódio, J. E. S. C. (2016). Aplicabilidade do gerenciamento da mudança de engenharia na tropicalização de um equipamento industrial. Revista Produção Online, 16(2), 743–753. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v16i2.2198

Edição

Seção

Artigos