Aplicabilidade do gerenciamento da mudança de engenharia na tropicalização de um equipamento industrial
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v16i2.2198Palavras-chave:
Desenvolvimento de produtos. Gerenciamento da Mudança de Engenharia. Tropicalização. Telas para centrífuga de açúcar. Pesquisa ação.Resumo
O gerenciamento da mudança de engenharia (ECM) é uma prática comum em empresas globalizadas, mas que carece de relatos da sua disseminação em setores mais tradicionais. O presente artigo descreve o desafio encontrado na “tropicalização” de uma tela de centrífuga utilizada na fabricação do açúcar, e os aprendizados daí decorrentes para a mudança de um projeto norte-americano e sua adaptação à realidade brasileira. O método utilizado é o da pesquisa-ação e a abordagem qualitativa. O trabalho contribui ao demonstrar uma aplicação em que o ECM foi adaptado se alinhando ao modelo de negócio da empresa. Os formulários previstos no ECM não burocratizaram o processo, mas passaram servir para formalizar as vendas, engenharia e manufatura do produto. Os resultados conseguidos com o ECM na tropicalização do produto fez com que a técnica passasse a ser utilizada em todas as linhas de produto da empresa no Brasil. Dado que a importação de tecnologias é comum na indústria brasileira, sugere-se que sistemáticas similares aqui apresentada possam ser utilizadas para tropicalizar tecnologias que aumentem sua competitividade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.