Inovação no projeto de produto como fator para redução de custos logísticos e de produção
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v16i1.2168Palavras-chave:
Custos Logísticos. Custos de Produção. Projeto. Inovação. Antenas de Telecomunicações.Resumo
A inovação tem sido considerada de fundamental importância para organizações que competem em ambientes dinâmicos, que em conjunto com o gerenciamento dos custos tem se demonstrado como uma estratégia organizacional que permite a empresa mensurar seus resultados e implementar medidas que impactam no desempenho da organização como um todo. O presente artigo, realizado numa indústria metal mecânico do ramo de engenharia de telecomunicações, tem como objetivo analisar a redução de custos, nos âmbitos logísticos e de matéria prima, por meio da inovação no projeto do produto, qual seja antenas/torres para redes de telefonia. Em termos metodológicos, este estudo se apresenta como uma pesquisa-ação de natureza quali-quantitativa, que a partir do enlace entre a teoria e prática permite uma intervenção dos pesquisadores no meio estudado. Como resultados, tem-se o desenvolvimento de um projeto inovador, que permitiu a redução dos custos de produção em 68% e logísticos em 32%. Apesar da diminuição significativa dos custos, a qualidade dos produtos fabricados não decaiu e as necessidades dos clientes foram atendidas, tornando assim, a empresa mais competitiva frente aos concorrentes. Pouco presente na literatura, essa análise do impacto nos custos de logística e produção devido a melhorias no projeto, é a principal contribuição teórica deste artigo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.