A coordenação civil-militar na logística humanitária e o papel das forças armadas brasileiras no gerenciamento de desastres
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v16i3.2162Palavras-chave:
Coordenação civil-militar. Gestão de desastres. Logística humanitária. Desafios e limitaçõesResumo
Este trabalho aborda as normas e conceitos internacionais utilizados na coordenação civil-militar no contexto da logística humanitária, apresentando os tipos de emprego dos meios militares nas diferentes respostas humanitárias; destacando a atuação das Forças Armadas nas operações de resposta a desastres encontrados na literatura acadêmica e analisando os principais desafios e limitações desta coordenação. Também são analisados no artigo as capacidades operacionais e o papel dos militares em operações de resposta a desastres, discutindo-se a atuação das Forças Armadas brasileiras na gestão de desastres, com seus desafios e limitações de coordenação no país, finalizando com recomendações para uma maior eficiência da ação militar na logística humanitária em operações de resposta a desastres.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.