Modelo matemático para estruturação do sistema logístico reverso do resíduo sólido urbano para coprocessamento
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v16i3.2131Palavras-chave:
Logística reversa. Gestão de resíduos. Problema de localização-alocação de facilidade. Problema de tomada de decisão multiobjectivo. Revisão bibliográfica narrativa.Resumo
O sistema logístico reverso do resíduo sólido urbano (RSU) pode se apresentar com várias estruturas. Este trabalho foca na estruturação do método de combustão com recuperação energética pelo coprocessamento, devido à contribuição que este método traz na diminuição do envio de RSU ao aterro sanitário. Com base em uma extensa revisão bibliográfica e avaliação das técnicas de modelagem e dos métodos utilizados na literatura para a resolução de problemas similares, elabora-se um modelo matemático genérico para estruturação do sistema logístico reverso do RSU para coprocessamento. Este modelo pode ser utilizado futuramente para projetar adequadamente este sistema e assim contribuir para a diminuição do descarte de RSU no aterro sanitário.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.