Modelagem matemática aplicada no planejamento de pesquisa de tráfego rodoviário
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v16i2.2125Palavras-chave:
Localização de Facilidades. Modelagem. Transportes. Pesquisa de Tráfego.Resumo
O planejamento estratégico do setor de transportes indica as principais diretrizes para investimentos em infraestrutura de maneira a combater, por exemplo, o aumento dos custos associados aos deslocamentos. Com isso, torna-se relevante, minimamente, o conhecimento relativo aos volumes médios diários de tráfego nas rodovias, cargas transportadas, origem e destino de viagens. Estes dados são obtidos por meio de pesquisas de contagem volumétrica e classificatória e de origem e destino. Atualmente, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) planeja uma nova pesquisa nacional de tráfego em 300 pontos de pesquisa. Historicamente, o Exército Brasileiro (EB) tem apoiado esta atividade por meio de suas Organizações Militares (OM). Sendo assim, este artigo apresenta um modelo matemático para localização-alocação de OM a postos de pesquisa rodoviária, considerando as características operacionais (capacidade e disponibilidade) e locacionais (abrangência de atendimento) de cada OM. Além disso, foram avaliados cenários simulados que permitem avaliar a aplicação do modelo em diferentes combinações de parâmetros.
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