Distribuição de propostas de projetos de inovação: fatores de decisão de alo-cação entre equipes de dfss e design thinking
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v16i3.2034Palavras-chave:
DFSS. Design Thinking. Tame Problem. Wicked Problem. Projeto.Resumo
A necessidade de adaptação e inovação das empresas faz com que coexistam simultaneamente diversas iniciativas de inovação. Iniciativas de inovação e de melhoria são em geral realizadas por meio de projetos, que empregam abordagens específicas como o Design for Six Sigma (DFSS) e o Design Thinking. O DFSS e o Design Thinking possuem características distintas, mas eventualmente podem ser aplicados em projetos de inovação na mesma organização. Assim, o objetivo deste artigo é explorar os conceitos sobre DFSS e Design Thinking e discutir os fatores de decisão de alocação de projetos entre equipes de DFSS e Design Thinking a partir de um estudo de caso em uma empresa do setor financeiro que utiliza as duas abordagens. Dentre os fatores de decisão de alocação, destacam-se a caracterização dos projetos em tame problems e wicked problems. Os resultados da pesquisa demonstram que tanto projetos DFSS quanto Design Thinking são utilizados para a solução de tame problems. Essa diferença nas características observadas com relação à literatura é decorrente de decisões oriundas da própria empresa para melhor adaptação das abordagens de acordo com as necessidades atuais. O estudo indica que o Design Thinking tende a ser mais efetivo na sua aplicação com visão de futuro focada no cliente, gerando maiores resultados inovadores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.