Servitização: implicações organizacionais e aquisição de competências
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v16i4.1998Palavras-chave:
Servitização. Operações de Serviços. Projeto Organizacional. Competências Organizacionais.Resumo
Servitização é um movimento estratégico no qual empresas – usualmente indústrias de alto valor agregado – expandem suas ofertas ao adicionar serviços aos produtos existentes. Este artigo busca estudar a transição à servitização sob uma perspectiva organizacional, pois as mudanças organizacionais requeridas estão entre as principais dificuldades a superar. O Modelo Estrela de design organizacional foi empregado para descrever e explicar como tais mudanças, em termos de estratégia, estrutura, processos, pessoas e recompensas, ocorreram na indústria de livros didáticos. Esse é um setor particularmente interessante, pois tem crescentemente oferecido serviços e conteúdo digital, ligados ao livro didático impresso. Uma pesquisa empírica de multi-casos foi realizada em três editoras no Brasil, focalizando em seu relacionamento com um cliente-chave: escolas privadas de ensino primário e secundário. Dados coletados de relatórios das editoras bem como de entrevistas nessas editoras e na sua clientela de escolas, foram analisados e então compilados em insights descritivos. Evidências sugerem que a adaptação das capacidades e processos das editoras incluíram mudanças de mentalidade, para melhor compreender as necessidades dos clientes; a aquisição de novas competências, usualmente pela contratação de ex-funcionários de escolas, experientes e com habilidades interpessoais; e maior integração entre equipes de serviços (comercial) e desenvolvimento de produtos (editorial). Os insights aqui oferecidos podem encorajar gestores a avaliar e revisar sua atual ou futura transição à servitização.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.