<b>Estudo de caso de um condomínio industrial na indústria automobilística: caso GM Gravataí</b>
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v9i1.199Palavras-chave:
gerenciamento da cadeia de suprimentos, produção modular, condomínio industrial.Resumo
O segmento automobilístico é considerado um dos mais representativos no setor industrial, por representar grande fonte de empregos e renda, além de ser o precursor de diversos conceitos/técnicas gerenciais e inovações tecnológicas. No entanto, as indústrias automobilísticas sofrem constantes pressões do mercado, dentre as quais: a redução de custos, a melhoria nos processos de qualidade e de atendimento, a redução dos ciclos de vida dos produtos, o atendimento de novos mercados e mais recentemente a busca incessante pelo sucesso do gerenciamento de sua cadeia de suprimentos. O principal objetivo do presente artigo é apresentar a evolução dos conceitos desenvolvidos na indústria automobilística, até o modelo inovador do condomínio industrial administrado no contexto do GCS. Para isso construiu-se um referencial teórico e apresentaram-se as práticas de uma das maiores montadoras de veículos estabelecida no Brasil, mais especificamente em Gravataí-RS. Trata-se da GMB – General Motors do Brasil, que é considerada modelo mundial na implementação do modelo de condomínio industrial. Através da iniciativa desta empresa, percebe-se que o conceito de GCS é perfeitamente aplicável, pois, no final do processo, todos os componentes da cadeia são beneficiados, o que se reflete na redução de seus custos e no crescimento conjunto da montadora e de seus fornecedores.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Revista Produção Online
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.