Heurística para minimização do atraso total de tarefas baseada em curvas de aprendizado e aspectos ergonômicos
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v16i2.1982Palavras-chave:
Programação de tarefas. Trabalhadores paralelos não relacionados. Fatores humanos. Atraso total ponderado.Resumo
Ambientes produtivos apoiados em Customização em Massa são caracterizados por elevada variedade de modelos de produtos e tamanhos reduzidos de lotes, exigindo rápida adequação dos recursos aos novos modelos em produção. Tais características dificultam a programação de tarefas que demandam procedimentos manuais com distintos níveis de complexidade e repetitividade. Este artigo propõe uma abordagem que integra curvas de aprendizado, ferramentas de programação de tarefas e aspectos ergonômicos com vistas ao sequenciamento de tarefas em equipes de trabalhadores. Para tanto, propõe-se a regra ATCE (Apparent Tardiness Cost with Ergonomics Factors), a qual busca simultaneamente reduzir o atraso total ponderado e a alocação sucessiva de tarefas com complexidades idênticas a uma mesma equipe (medido através do percentual de saturação). A aplicação da ATCE em duas linhas produtivas da indústria calçadista apresentou desempenho satisfatório do ponto de vista ergonômico, reduzindo o percentual de saturação, quando comparado ao resultado gerado pela regra original ATC (Apparent Tardiness Cost). Em termos produtivos, a função objetivo pouco aumentou em todos os casos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.