Heurística para minimização do atraso total de tarefas baseada em curvas de aprendizado e aspectos ergonômicos

Autores

  • Luana Serafini
  • Michel J Anzanello UFRGS
  • Alessandro Kahmann

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v16i2.1982

Palavras-chave:

Programação de tarefas. Trabalhadores paralelos não relacionados. Fatores humanos. Atraso total ponderado.

Resumo

Ambientes produtivos apoiados em Customização em Massa são caracterizados por elevada variedade de modelos de produtos e tamanhos reduzidos de lotes, exigindo rápida adequação dos recursos aos novos modelos em produção. Tais características dificultam a programação de tarefas que demandam procedimentos manuais com distintos níveis de complexidade e repetitividade. Este artigo propõe uma abordagem que integra curvas de aprendizado, ferramentas de programação de tarefas e aspectos ergonômicos com vistas ao sequenciamento de tarefas em equipes de trabalhadores. Para tanto, propõe-se a regra ATCE (Apparent Tardiness Cost with Ergonomics Factors), a qual busca simultaneamente reduzir o atraso total ponderado e a alocação sucessiva de tarefas com complexidades idênticas a uma mesma equipe (medido através do percentual de saturação). A aplicação da ATCE em duas linhas produtivas da indústria calçadista apresentou desempenho satisfatório do ponto de vista ergonômico, reduzindo o percentual de saturação, quando comparado ao resultado gerado pela regra original ATC (Apparent Tardiness Cost). Em termos produtivos, a função objetivo pouco aumentou em todos os casos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michel J Anzanello, UFRGS

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e doutorado em Engenharia Industrial e de Sistemas pela Rutgers-The State University of New Jersey (2009). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Engenharia de Produção e Transportes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como editor do periódico Produto & Produção (UFRGS) e como revisor dos periódicos Chemometrics and Intelligent Laboratory Systems, International Journal of Production Research, Production Planning & Control, Gestão e Produção (UFSCar), Produção (USP) e Produto & Produção, entre outros. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em planejamento, projeto e controle de sistemas de produção, controle multivariado de processo e análise por curvas de aprendizado. Sua pesquisa vem sendo publicada nos periódicos Chemometrics and Intelligent Laboratory Systems, Food Quality & Preference, International Journal of Production Research, Production Planning and Control, Revista Produção e Gestão & Produção, entre outros.

Publicado

15-06-2016

Como Citar

Serafini, L., Anzanello, M. J., & Kahmann, A. (2016). Heurística para minimização do atraso total de tarefas baseada em curvas de aprendizado e aspectos ergonômicos. Revista Produção Online, 16(2), 550–574. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v16i2.1982

Edição

Seção

Artigos