Representação visual de custos no processo produtivo: estudo de caso em uma indústria calçadista de Portugal

Autores

  • Levi da Silva Guimarães Universidade do Minho
  • Alex Fabiano Bertollo Santana Universidade do Minho
  • Hyggor da Silva Medeiros Universidade do Minho
  • Jair Antonio Fagundes Doutor em Ciências Contábeis, Universidade de Valência

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v15i4.1970

Palavras-chave:

TDABC. WID. Gestão de Custos. Gestão de Produção.

Resumo

Ao longo das últimas décadas, os sistemas convencionais de produção passaram por mudanças diante da intensificação da competitividade entre empresas. As ocorrências dessas mudanças impulsionaram o desenvolvimento de ferramentas de auxílio à tomada de decisão para sistemas produtivos, no entanto, a maioria destes instrumentos não permite a visualização dos custos envolvidos ao longo das operações industriais. O presente estudo realiza a integração do Waste Identification Diagrams (WID), atual ferramenta para visualização e análise de processos produtivos, em conjunto com Time-Driven Activity-Based Costing (TDABC), ferramenta de gestão estratégica de custos, e procura criar um modelo que visualmente demonstre os desperdícios e relacione-os aos custos operacionais. Para chegar ao desenvolvimento deste modelo, a pesquisa adotou uma abordagem exploratório-descritiva, baseado em um estudo de caso realizado em uma indústria calçadista. As análises mostraram que a integração das ferramentas proporcionou a apresentação dos custos a partir das equações de tempo provenientes do TDABC associado à visualização do processo produtivo pelo WID. O estudo conclui que o WID pode ser integrado com a ferramenta TDABC, dando origem a um modelo gerencial para a tomada de decisões baseado nos custos operacionais do processo produtivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Levi da Silva Guimarães, Universidade do Minho

Engenharia Industrial e Sistemas

Alex Fabiano Bertollo Santana, Universidade do Minho

Doutorando em Engenharia Industrial e Sistemas pela Universidade do Minho, Guimarães - Portugal desde 09/2013, Mestre em Ciências Contábeis com ênfase em Finanças Corporativas e Controladoria na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo 2008. 

Hyggor da Silva Medeiros, Universidade do Minho

Engenharia Industrial e Sistemas

Jair Antonio Fagundes, Doutor em Ciências Contábeis, Universidade de Valência

Doutor em Ciências Contábeis

Publicado

15-12-2015

Como Citar

Guimarães, L. da S., Santana, A. F. B., Medeiros, H. da S., & Fagundes, J. A. (2015). Representação visual de custos no processo produtivo: estudo de caso em uma indústria calçadista de Portugal. Revista Produção Online, 15(4), 1377–1398. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v15i4.1970

Edição

Seção

Artigos