<b>Uma proposta conceitual para a medida do grau de competitividade de uma empresa</b>

Autores

  • Wagner Cezar Lucato UNIMEP
  • Milton Vieira Júnior UNIMEP

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v9i1.196

Palavras-chave:

competitividade, perfil competitivo, distância competitiva

Resumo

Este trabalho tem como objetivo propor uma estrutura teórica para a avaliação do grau de competitividade de empresas que atuem no mesmo segmento industrial. Adotando como pressupostos a definição de competitividade empresarial e os conceitos de variáveis competitivas e de perfil competitivo, o presente estudo vai buscar na Análise dos Agrupamentos a fundamentação teórica para propor o conceito de distância competitiva, como a grandeza para medir o grau de competitividade que se pretende determinar. Uma exemplificação prática, ilustrando a aplicação dos conceitos propostos a empresas brasileiras do ramo de autopeças, completa a proposição ora apresentada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

27-02-2009

Como Citar

Cezar Lucato, W., & Vieira Júnior, M. (2009). <b>Uma proposta conceitual para a medida do grau de competitividade de uma empresa</b>. Revista Produção Online, 9(1). https://doi.org/10.14488/1676-1901.v9i1.196

Edição

Seção

Artigos