Fatores críticos para o sucesso do seis sigma: um levantamento do impacto do tempo de empresa e do treinamento na indústria alimentícia
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v16i2.1949Palavras-chave:
Seis Sigma. FCS. Indústria alimentícia. Survey. Análise multivariada.Resumo
A metodologia Seis Sigma apresenta um crescente interesse por parte de empresas dos diversos setores. Isso se dá, principalmente, em virtude dos seus resultados atrelados à redução de custos, aumento da confiabilidade e do padrão de qualidade. Porém, para que os resultados do Seis Sigma sejam alcançados e sustentados, faz-se necessária a gestão de alguns fatores críticos de sucesso (FCS) do Seis Sigma. O presente artigo tem por objetivo investigar os FCS para implantação da metodologia Seis Sigma e identificar quanto o tempo de empresa e o nível de formação Seis Sigma influenciam nos FCS. Para atingir o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa de campo com 80 respondentes, com formação em Seis Sigma, de uma indústria alimentícia de grande porte localizada no Sul do Brasil. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, teste de correlação, análise multivariada por meio da análise fatorial e análise de regressão múltipla. Com base na amostra pesquisada, os resultados evidenciaram que os FCS estudados apresentam uma contribuição significativa para o sucesso do programa Seis Sigma. Além disso, pode-se verificar que o tempo de empresa dos funcionários apresenta correlação positiva para o constructo treinamento, e o nível de formação em Seis Sigma apresenta correlação negativa com os constructos Treinamento, Comunicação e Revisão e Operação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.