O papel do capital relacional (CR) na gestão verde da cadeia de suprimentos (GVCS)
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v15i3.1945Palavras-chave:
Gestão Verde da Cadeia de Suprimentos. Capital relacional. Ativos intangíveis.Resumo
Gestão Verde da Cadeia de Suprimentos (GVCS) é um tema emergente na gestão de operações voltado à adoção de práticas intra e interorganizacionais para estimular a sustentabilidade em cadeias produtivas. Capital Relacional (CR), também um tema emergente, tem papel relevante para redimensionar as visões baseadas unicamente em custos de transação e recursos para uma visão baseada em relações que envolvam governança de informações, confiança e longevidade nas relações, buscando resultados positivos para todos os integrantes da cadeia. Este artigo revisa e critica a literatura seminal de ativos intangíveis para resgatar atributos de CR e relacioná-los ao desenvolvimento da GVCS. Utilizando-se de método exploratório e descritivo, são identificados estudos recentes sobre CR e GVCS quanto aos seus descritores - formas como o CR é entendido e utilizado na GVCS; foco - finalidade principal do uso do CR; e direcionalidade - se os desenvolvimentos do CR na GVCS são direcionados do produtor a seus fornecedores e clientes, ou se estes últimos também direcionam resultados do CR. Conclui-se que, em geral, há unidirecionalidade de aplicação desses esforços: iniciativas de melhoria partem do produtor para o desenvolvimento do fornecedor ou do cliente, mas pouco se exploram os processos pelos quais práticas ambientais de fornecedores e clientes influenciam o desempenho na GVCS.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.