Gerenciando o relacionamento entre recursos estratégicos e prioridades competitivas segundo a visão baseada em recursos

Cláudia Fabiana Gohr, Yuri Laio Teixeira Veras Silva

Resumo


As empresas devem desenvolver e melhorar recursos que são considerados estratégicos e que apoiam as suas prioridades competitivas, especialmente aquelas que são importantes para os clientes. Utilizando a visão baseada em recursos como perspectiva teórica, o principal objetivo desse artigo é analisar como os recursos estratégicos podem contribuir para as prioridades competitivas de uma organização que atua no setor logístico. O método de pesquisa adotado foi o estudo de caso com abordagem qualitativa, sendo os principais instrumentos de coleta de dados entrevistas semiestruturada e não estruturada; e, observações sistemáticas. Por meio da pesquisa foi possível constatar que os recursos que mais contribuem para as prioridades competitivas da empresa que precisam de melhorias são: controle de vendas, clientela fiel, experiência dos sócios e feedback ágil aos clientes. Entretanto, desses, apenas a experiência dos sócios proporciona o desenvolvimento de vantagens competitivas sustentáveis. Os demais recursos permitem apenas uma paridade competitiva, entretanto, apoiam prioridades competitivas importantes para a empresa, necessitam, portanto, de maiores investimentos.

Palavras-chave


Estratégia de Operações. Prioridades Competitivas. Recursos Estratégicos. Visão Baseada em Recursos. Vantagem Competitiva.

Texto completo:

PDF ♪ÁUDIO♪


DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v15i2.1939

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


R. Eletr. de Eng. de Produção e Correlatas - ISSN 1676-1901 Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).                           Contato: producaoonline@gmail.com