Análise da evolução do desenvolvimento sustentável nas indústrias produtoras de biocombustíveis no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v15i2.1938Palavras-chave:
Bioenergia. Biocombustíveis. Indicadores de Sustentabilidade. Relatórios de Sustentabilidade.Resumo
Este trabalho apresenta uma avaliação do desenvolvimento sustentável no setor de produção de biocombustíveis. A ferramenta de Indicadores de Energia para o Desenvolvimento Sustentável (EISD) e a ferramenta de Indicadores de Sustentabilidade da Associação Global para a Bioenergia (GBEP) foram aplicadas. Realizando uma comparação dos indicadores em cada desempenho (econômico, social e ambiental), encontrou-se que a produção dos biocombustíveis no Brasil apresenta valores positivos na maioria deles. Os biocombustíveis apresentaram uma evolução favorável nos indicadores econômicos, não só em termos de custo, mas também através da utilização da energia disponibilizada para o mercado consumidor. Os indicadores ambientais apresentaram uma melhoria no uso mais eficiente da terra, da água e dos recursos energéticos, enquanto as aplicações de pesticidas são relativamente baixas em relação aos limites permitidos. Além disso, verifica-se que as indústrias de biocombustíveis têm contribuído positivamente para as economias rurais, uma vez que os indicadores sociais demonstraram um aumento relativamente significativo e positivo na oferta laboral e no nível salarial do mercado de trabalho neste setor. Verifica-se também que as ferramentas existentes são complementares e os resultados fornecem uma base para futuras discussões e para o desenvolvimento de avaliações de sustentabilidade em sistemas e projetos relacionados à bioenergia.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.