Análise dos indicadores de desempenho na qualidade do ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v16i1.1934Palavras-chave:
Indicadores de desempenho. Ensino superior. Técnica estatística multivariada.Resumo
As Instituições de Ensino Superior são cada vez mais exigidas pelas empresas e pela sociedade para formarem profissionais com maiores competências e que sejam capazes de interagir com o ambiente de forma dinâmica e sistêmica. Para isso, IES avaliam os níveis dos seus profissionais de docência. O objetivo do trabalho é identificar quais indicadores de desempenho no ensino superior em cursos de pós-graduação Stricto Sensu podem ser agrupados e a sua influencia na qualidade do curso. Foi utilizada para análise a técnica estatística multivariada (Análise Fatorial). O principal resultado foi que os indicadores são agrupados em seis fatores: “Doutorado”, “Livros”, “Fomento 1”, “Fomento 2”, “Mestrado” e “Publicação artigo”, assim os indicadores de cada fator influencia a melhoria do conjunto, melhorando a qualidade do ensino superior.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.