Gerenciamento de riscos na cadeia agroindustrial de frango: análise da perspectiva dos avicultores em Ubá, Minas Gerais

Leandro Gomes Oliveira, Denise Cervilha de Freitas, Mário Otávio Batalha, Rosane Lúcia Chicarelli Alcântara

Resumo


A cadeia de frango é de grande importância para o agronegócio brasileiro. Apesar de utilizar a integração como forma de coordenação de sua cadeia de suprimentos, eventos de riscos são inerentes e podem influenciar seu funcionamento e seu desempenho. Esse estudo visou identificar os riscos que impactam negativamente a cadeia de frango de corte sobre a perspectiva dos avicultores do município de Ubá, Minas Gerais e quais as estratégias adotadas pela agroindústria integradora a fim de mitigá-los. Para isso, realizou-se uma revisão da literatura para identificar os principais riscos inerentes a essa cadeia e depois um questionário foi aplicado para analisar a perspectiva dos avicultores integrados em relação a esses riscos. Em seguida, uma entrevista em profundidade foi realizada para entender as respostas obtidas e identificar as estratégias de mitigação de riscos utilizados por essa cadeia. Foi possível perceber que os riscos mais impactantes na cadeia de suprimentos de frango, na perspectiva dos avicultores, foram aumento da temperatura, preço recebido pelo produtor e risco relacionado ao investimento; e os riscos menos importantes foram condições das estradas, contaminação da ração e aumento do preço da carne de frango. Verificou-se também que alguns dos riscos identificados na pesquisa já possuem estratégias de mitigação, principalmente através da incorporação de novas tecnologias e equipamentos.

Palavras-chave


Gestão de Riscos na Cadeia de Suprimentos. Cadeia de frango de corte. Integração. Estratégias de mitigação de risco. Avicultor.

Texto completo:

PDF ♪ÁUDIO♪


DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v15i4.1908

R. Eletr. de Eng. de Produção e Correlatas - ISSN 1676-1901 Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).                           Contato: producaoonline@gmail.com