Modelo multicritério de apoio à decisão construtivista para avaliação de desempenho do trade marketing: um caso ilustrado no setor farmacêutico
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v16i1.1885Palavras-chave:
Analise de decisão multicritério. Trade marketing. Avaliação de desempenho.Resumo
Desde sua introdução, no início dos anos 1990, o conceito de trade marketing tem ocupado relevante papel nas empresas e em seus canais de distribuição, tendo como foco a consolidação da estratégia de marketing no ponto de venda. Na prática, um dos principais limitantes de seu uso mais generalizado tem sido a ausência de instrumentos gerenciais que permitam visualizar as consequências do trade marketing nos objetivos da organização. Dentro desse contexto, este trabalho expõe o emprego da metodologia multicritério de apoio à decisão construtivista como instrumento de intervenção no estudo de caso realizado em uma indústria farmacêutica, com o objetivo de desenvolver um modelo personalizado de avaliação para auxiliar a gestão de trade marketing por meio da identificação, organização, mensuração, e integração dos fatores considerados pelo gestor como necessários e suficientes para sua gestão. O processo de construção do modelo ocorreu de forma interativa por meio de entrevistas com os decisores. O modelo construído permitiu aos executivos incorporarem aspectos singulares da empresa e do ambiente, ampliando as possibilidades de avaliação de desempenho do trade marketing organizacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.