Modelagem e análise da confiabilidade do processo de transformação de polímeros de uma unidade de produção de saneantes
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v15i1.1882Palavras-chave:
Confiabilidade. OCLD. Polímero. Extrusão. Moldagem por sopro.Resumo
Uma das etapas mais importantes para a maioria dos processos de produção de saneantes é a fabricação dos frascos (embalagens primárias) dos produtos, comumente realizada através de transformação de polímeros, tais como extrusão e sopro. Um crescimento na produção de forma segura requer o uso de meios para reduzir a ocorrência de falhas. O estudo sobre confiabilidade de sistemas de produção pode ser utilizado como uma ferramenta para compreender e prever o comportamento da confiabilidade das unidades industriais. O presente trabalho estuda o comportamento da confiabilidade de uma unidade industrial de saneantes com foco na produção dos frascos. Os estudos feitos neste trabalho foram baseados em três métodos de modelagem: Global Life Distribution (GLD, distribuição de vida global), Composite Life Distribution (CDL, distribuição de vida composta) e Optimum Composite Life Distribution (OCDL, distribuição de vida composta ótima). As distribuições utilizadas neste trabalho foram: exponencial, Weibull, normal, lognormal, q-exponencial e q-Weibull. Os resultados obtidos pelos três métodos foram comparados com os dados experimentais. A metodologia OCLD herda as potencialidades, mas supera as limitações, de ambas as metodologias GLD e CLD, pois, além de representar bem o comportamento do sistema global, possibilita também uma representação dos subsistemas, ou modos de falha, que o compõem. Neste trabalho foi realizada uma análise da contribuição dos modos de falha para a probabilidade de falha do sistema global. O valor calculado para o lucro cessante demonstra a oportunidade de benefício financeiro que pode ser obtido com possíveis aprofundamentos e desdobramentos futuros do estudo realizado.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.