Uma proposta de estrutura e utilização do gerenciamento de processos de negócio (BPM)
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v15i3.1867Palavras-chave:
Gerenciamento de Processos de Negócio. Modelagem de Processos. Processos Organizacionais.Resumo
Os Processos organizacionais, também chamados de processos de negócio, tornaram-se estruturas fundamentais para o gerenciamento das organizações modernas. Segundo alguns autores, conhecer o fluxo de trabalho das organizações é uma condição necessária para o desenvolvimento de processos de melhoria contínua. São evidentes os benefícios e vantagens proporcionados pela utilização de uma abordagem fundamentada no gerenciamento de processos BPM (Business Process Management). Dentre os benefícios, são apontados ganhos de eficiência, qualidade e flexibilidade, além de outros aspectos para que se criem vantagens competitivas sustentáveis. Há na literatura de BPM estudos abrangentes sobre o tema, no qual pode-se observar diversas definições e elementos que caracterizam as diferentes aplicações. O objetivo deste artigo é propor um framework conceitual de interligação entre os elementos BPM, buscando um melhor entendimento sobre os processos organizacionais e atuação no ambiente da gestão organizacional. São realizados estudos exploratórios de identificação e classificação de elementos BPM. Para analisar as interligações entre eles realizou-se uma revisão da literatura e desenvolveu-se um estudo sobre a utilização profissional do BPM. Como resultados é apresentado um conjunto de elementos BPM na forma de: metodologias, técnicas e ferramentas que compõem ou possam ser ligados de forma funcional à estrutura conceitual do BPM. Com esta pesquisa é possível afirmar que os resultados da aplicação do BPM não se limitam à busca do aumento de eficiência operacional, podendo também ser considerado elemento chave de suporte à gestão organizacional.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.