Avaliação da interação entre sujeitos em diferentes faixas etárias e manual de instruções de aparelhos celulares

Autores

  • Vania Eugênia Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Amelia Carla Sobrinho Bifano UFV
  • Luciana Aparecida Oliveira UFV
  • Lígia Cristina Oliveira Roberto UFV
  • Eloíse Garcia Ferreira UFV

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v16i2.1860

Palavras-chave:

Interação. Manuais de instruções. Usabilidade. Aparelho celular. Faixa etária.

Resumo

Os manuais de instruções necessitam conter informações que protejam as empresas de usos “imprevistos” e de riscos de acidentes e, ao mesmo tempo, fornecer informações que contemplem as necessidades dos usuários e de contextos de utilização, garantindo o uso seguro e eficiente do produto. Este estudo avaliou a interação entre sujeitos pertencentes a diferentes faixas etárias e o manual de instruções de aparelhos celulares. O trabalho foi executado pelo método desenvolvido pela equipe do Laboratório Interfaces para “Avaliação da usabilidade das interfaces em produtos eletroeletrônicos”, composto por duas etapas: Avaliação heurística e Teste de precisão das ações. Foram avaliados manuais de instruções de sete marcas de aparelhos. Para a avaliação do produto, a amostra foi constituída por seis indivíduos, três do sexo masculino e três do sexo feminino, nas seguintes faixas etárias: menos de 25 anos, entre 25 e 50 anos e acima de 50 anos. A falta de informações e incapacidade das figuras foram as causas dos sujeitos não conseguirem entender ou para o alto nível de compreensão errada de certos procedimentos operacionais. Muitos dos termos técnicos eram desconhecidos para os indivíduos, o que causaram problemas para distinguir características indicadas no procedimento, evitando que o usuário explorasse as várias opções que o produto oferecia. As informações, às vezes, apresentada como imprecisa se caracterizava como incompreensíveis, ou difíceis de entender. Um Manual de Instruções deve conter informações suficientes para que o usuário possa utilizar o produto com eficiência e segurança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vania Eugênia Silva, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Economia Doméstica. M.S. Economia Doméstica. Atualmente, coordenadora do Índice de Preços ao Consumidor de Viçosa - MG (DEE/CCH/UFV).

Publicado

15-06-2016

Como Citar

Silva, V. E., Bifano, A. C. S., Oliveira, L. A., Roberto, L. C. O., & Ferreira, E. G. (2016). Avaliação da interação entre sujeitos em diferentes faixas etárias e manual de instruções de aparelhos celulares. Revista Produção Online, 16(2), 441–474. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v16i2.1860

Edição

Seção

Artigos