Avaliação da interação entre sujeitos em diferentes faixas etárias e manual de instruções de aparelhos celulares
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v16i2.1860Palavras-chave:
Interação. Manuais de instruções. Usabilidade. Aparelho celular. Faixa etária.Resumo
Os manuais de instruções necessitam conter informações que protejam as empresas de usos “imprevistos” e de riscos de acidentes e, ao mesmo tempo, fornecer informações que contemplem as necessidades dos usuários e de contextos de utilização, garantindo o uso seguro e eficiente do produto. Este estudo avaliou a interação entre sujeitos pertencentes a diferentes faixas etárias e o manual de instruções de aparelhos celulares. O trabalho foi executado pelo método desenvolvido pela equipe do Laboratório Interfaces para “Avaliação da usabilidade das interfaces em produtos eletroeletrônicos”, composto por duas etapas: Avaliação heurística e Teste de precisão das ações. Foram avaliados manuais de instruções de sete marcas de aparelhos. Para a avaliação do produto, a amostra foi constituída por seis indivíduos, três do sexo masculino e três do sexo feminino, nas seguintes faixas etárias: menos de 25 anos, entre 25 e 50 anos e acima de 50 anos. A falta de informações e incapacidade das figuras foram as causas dos sujeitos não conseguirem entender ou para o alto nível de compreensão errada de certos procedimentos operacionais. Muitos dos termos técnicos eram desconhecidos para os indivíduos, o que causaram problemas para distinguir características indicadas no procedimento, evitando que o usuário explorasse as várias opções que o produto oferecia. As informações, às vezes, apresentada como imprecisa se caracterizava como incompreensíveis, ou difíceis de entender. Um Manual de Instruções deve conter informações suficientes para que o usuário possa utilizar o produto com eficiência e segurança.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.