O Uso de Famílias de Circuitos e Rede Neural Artificial para Previsão de Demanda de Energia Elétrica
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v4i4.1856Palavras-chave:
Previsão de carga, Rede neural artificial, Estimativa da curva de demanda.Resumo
A busca pela melhoria na qualidade da distribuição é uma constante nas empresas de energia. As metodologias atuais de supervisão das redes de distribuição utilizando geoprocessamento baseiam-se no cálculo de demanda dos transformadores através do uso de uma única curva de correlação kWh x kVA que emprega técnicas estatísticas. Este método é
denominado método indireto de previsão da carga, e dele decorrem todos os cálculos elétricos do circuito para aferir seu desempenho quanto à qualidade dos níveis de tensão, do carregamento dos equipamentos e condutores, do balanceamento da carga, bem como das perdas elétricas. Este artigo apresenta uma proposta de estudo das famílias de circuitos (residencial, comercial, industrial, rural, público e outros) utilizando informações sobre o consumo de energia através da aplicação de algoritmos de clustering e, posteriormente, da aplicação de uma Rede Neural Artificial (RNA) para a aproximação das curvas de demanda para as famílias identificadas. A RNA utilizada foi a Radial Basis Function (RBF), por ser um aproximador universal. São também apresentados no artigo testes comparativos realizados com o modelo de regressão linear simples e a RBF.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.