Gestão ambiental em empresas nascidas no Rio Grande do Sul - um estudo comparativo com outras empresas brasileiras

Autores

  • Carlos Candido da Silva Cyrne Centro Universitário Univates
  • Claus Haetinger Centro Universitário Univates
  • Claudete Rempel Centro Universitário Univates

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v15i4.1825

Palavras-chave:

Gestão Ambiental. Ciências Ambientais. Empresas Gaúchas. Empresas Brasileiras.

Resumo

Este artigo objetiva descrever como as empresas têm gerido as questões ambientais e realizar uma comparação entre as empresas nascidas no Rio Grande do Sul - RS e as demais empresas brasileiras. Este trabalho foi desenvolvido a partir de dados publicados pela Empresa Jornalística Análise Editorial, sobre as práticas de gestão ambiental utilizadas pelas empresas brasileiras. Tomou-se por base a sétima edição do anuário Análise Gestão Ambiental que contemplou 853 empresas, 25 bancos e 237 Organizações não Governamentais – ONGs, sendo avaliados 28 diferentes ramos da economia. A pesquisa está classificada como aplicada; o método de abordagem do problema é quantitativo; em relação aos fins é descritivo; quanto aos meios, o estudo valeu-se de pesquisa bibliográfica e de dados secundários. Os resultados encontrados apontam para o uso da ISO 14001, como principal ferramenta de gestão ambiental e uma defasagem das empresas nascidas no Rio Grande do Sul - RS, sendo possível afirmar que as demais empresas brasileiras se encontram em um estágio mais avançado em relação às práticas de gestão ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Candido da Silva Cyrne, Centro Universitário Univates

Graduado em Administração, Especialista em Gestão da Qualidade, Especialista em Gestão Universitária, Doutor em Ambiente e Desenvolvimento. Ex-coordenador do Curso de Administração, Ex-pró-reitor de Ensino. Atualmente na função de Pró-reitor de pesquisa e extensão e Vice-reitor do Centro Universitário Univates.

Claus Haetinger, Centro Universitário Univates

Professor no Programa de Pós-graduação, mestrado e doutorado, em Ambiente e Desenvolvimento.

Claudete Rempel, Centro Universitário Univates

Professora no Programa de Pós-graduação, mestrado e doutorado, em Ambiente e Desenvolvimento.

Publicado

15-12-2015

Como Citar

Cyrne, C. C. da S., Haetinger, C., & Rempel, C. (2015). Gestão ambiental em empresas nascidas no Rio Grande do Sul - um estudo comparativo com outras empresas brasileiras. Revista Produção Online, 15(4), 1251–1272. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v15i4.1825

Edição

Seção

Artigos