Operações de resposta a desastres: proposta de um modelo de gestão e de um protótipo de banco de dados
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v15i2.1813Palavras-chave:
Desastres naturais. Operações humanitárias. Gestão de desastres. Framework. Banco de dados.Resumo
O presente trabalho apresenta uma revisão das experiências de seis instituições internacionais e uma brasileira em operações de resposta a desastres naturais. Nesta revisão, procurou-se identificar as principais estratégias de atuação que possam vir a subsidiar o processo de tomada de decisão e ação nestas circunstancias. Com base nas análises realizadas, propõe-se um framework para subsidiar a organização das operações de apoio humanitário em desastres naturais no Brasil. A partir do conhecimento sintetizado neste framework, realiza-se a análise e estruturação de um banco de dados desenvolvido visando apoiar a operação de resposta a catástrofes, relacionando informações sobre aspectos como população, profissionais da saúde, transportes etc. Enfim, apresenta-se um protótipo desse banco de dados desenvolvido com o objetivo de amparar a tomada de decisões e execução de processos operacionais no pós-catástrofe, tendo como alvo principal de utilização as regiões de alta vulnerabilidade, que apresentam histórico de catástrofes.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.