Uma aplicação prática de gestão do conhecimento e simulação na resolução de problemas complexos empresariais

Autores

  • Antonio Carlos Zambon Faculdade de Tecnologia-UNICAMP
  • Gisele Busichia Baioco Faculdade de Tecnologia-UNICAMP
  • Cristiano Chiste Faculdade de Ciências Aplicadas- UNICAMP
  • Dildre Georgiana Vasques Faculdade de Tecnologia-UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v16i2.1799

Palavras-chave:

Tomada de Decisão. Gestão do Conhecimento. Modelagem de Sistemas Complexos. Mapas Conceitu-ais Estendidos. Dinâmica de Sistemas.

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo de caso em uma pequena empresa do setor de máquinas e equipamentos industriais. Essa empresa mostrava problemas relacionados com a incapacidade de entregar as encomendas feitas por seus clientes dentro do prazo acordado, além de diferenças nos métodos de gestão utilizados pelos seus gestores. A fim de analisar e resolver esses problemas, situados na fronteira entre problemas estruturados e não estruturados, inicialmente modelamos o conhecimento dos gestores por meio de diagramas conceituais estendidos apoiados por um processo cognitivo. Posteriormente, simulamos o modelo obtido, usando Dinâmica de Sistemas. O modelo obtido promoveu a aprendizagem em grupo e apoiou estratégias de atendimento por meio de simulação. A modelagem e a simulação desencadearam mudanças no comportamento gerencial e melhoria do clima organizacional. As mudanças comportamentais também resolveram o problema das entregas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Chiste, Faculdade de Ciências Aplicadas- UNICAMP

Agente Local de Inovação no SEBRAE-SP e membro do Grupo de Pesquisa de Engenharia da Informação e Conhecimento (GEICon).

Publicado

15-06-2016

Como Citar

Zambon, A. C., Baioco, G. B., Chiste, C., & Vasques, D. G. (2016). Uma aplicação prática de gestão do conhecimento e simulação na resolução de problemas complexos empresariais. Revista Produção Online, 16(2), 408–440. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v16i2.1799

Edição

Seção

Artigos