Aplicação do scrum em serviços: análise em uma fabricante de aeronaves
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v15i1.1777Palavras-chave:
Abordagem ágil. Scrum. Desenvolvimento de Produtos. Serviço. Fabricante Brasileira de Aeronaves.Resumo
Este artigo analisa a aplicação da abordagem Scrum em uma área de serviço de ensaios em aeronaves. Trata-se de um estudo qualitativo realizado na maior fabricante de aeronaves do Brasil. Scrum é amplamente utilizado na gestão de projetos de softwares em diversos segmentos, porém suas características permitem a utilização na gestão de projetos em geral, tanto aplicações no desenvolvimento de produtos quanto serviços. Este trabalho contribui ao analisar a aplicação para serviços e ilustra a utilização do Scrum para gestores. Aborda-se a implantação, o amadurecimento, empecilhos encontrados e resultados alcançados com o uso do Scrum. O setor analisado é o de Ensaios de Sistemas Hidromecânicos e Comandos de Voo, responsável por realizar testes de sistemas em laboratórios compostos por partes reais e partes que simulam os sistemas das aeronaves. Obtiveram-se dados descritivos mediante contato direto com a situação alvo. Buscou-se informação diretamente com os integrantes da equipe ensaios, utilizando um questionário como instrumento de pesquisa. A aplicação da abordagem ágil Scrum no gerenciamento de projetos trouxe bons resultados a esta área de Ensaios, posteriormente, às divisões relacionadas e metas da organização. Alcances de natureza organizacional da gerência e equipe, maior eficiência de processamento e conclusão de metas próximo do previsto foram alcançados. O Scrum trouxe transparência, pois investiu em maior visibilidade dos aspectos significativos do processo para todos aqueles relacionados. Auxiliou em inspeções e monitoramento de resultados, promovendo acompanhamento e orientação do processo em direção ao objetivo e detectando indesejáveis variações e empecilhos durante a campanha de testes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.