Análise da aplicação do método desdobramento da função qualidade “QFD” em serviços preventivos de polícia
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v15i1.1774Palavras-chave:
Desdobramento da Função Qualidade. Serviços públicos. Polícia. Inovação. Patrulha escolar.Resumo
Apesar da expressiva contribuição do QFD para a construção do framework teórico sobre a gestão do desenvolvimento de produtos e serviços, verifica-se uma embrionária aplicação no setor público. O objetivo deste artigo é analisar a aplicação do método no contexto da segurança pública, sendo o estudo delimitado ao serviço Patrulha Escolar na Polícia Militar de Minas Gerais. A estratégia de pesquisa escolhida foi a pesquisa-ação, e instrumentos qualitativos e quantitativos foram utilizados na coleta e análise de dados. O método mostrou-se eficaz para: sistematizar um grande conjunto de informações internas e externas à corporação, facilitando o planejamento posterior de ações de policiamento; promover uma dinâmica orientada e estruturada nos encontros da polícia com a comunidade; identificar as necessidades do público escolar bem como priorizar as atividades de policiamento que melhor atenderiam a tais anseios e para compreender a capacidade de prestação de serviço de uma unidade de patrulha escolar. Por outro lado, o serviço policial apresenta um conjunto singular de características que dificultou parcialmente o planejamento pelo método. Tal serviço não tem nicho de mercado específico, sendo um serviço de direito e, não, por aquisição. Também se apoia em aspectos legais e regulamenta comportamentos, gerando rejeição. Apesar dessa natureza particular, dois fatores favoreceram a aplicação do método: a institucionalização da filosofia de polícia comunitária na organização e a familiarização dos policiais com conceitos de gestão e qualidade. A conclusão final é que o método QFD se apresentou como um instrumento promissor para melhorar a qualidade dos serviços públicos brasileiros.
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