Análise da aplicação do método desdobramento da função qualidade “QFD” em serviços preventivos de polícia

Lauro Soares de Freitas, Leonel Del Rey de Melo Filho, Lin Chih Cheng, Marco Aurélio Zancanela do Carmo

Resumo


Apesar da expressiva contribuição do QFD para a construção do framework teórico sobre a gestão do desenvolvimento de produtos e serviços, verifica-se uma embrionária aplicação no setor público. O objetivo deste artigo é analisar a aplicação do método no contexto da segurança pública, sendo o estudo delimitado ao serviço Patrulha Escolar na Polícia Militar de Minas Gerais. A estratégia de pesquisa escolhida foi a pesquisa-ação, e instrumentos qualitativos e quantitativos foram utilizados na coleta e análise de dados. O método mostrou-se eficaz para: sistematizar um grande conjunto de informações internas e externas à corporação, facilitando o planejamento posterior de ações de policiamento; promover uma dinâmica orientada e estruturada nos encontros da polícia com a comunidade; identificar as necessidades do público escolar bem como priorizar as atividades de policiamento que melhor atenderiam a tais anseios e para compreender a capacidade de prestação de serviço de uma unidade de patrulha escolar. Por outro lado, o serviço policial apresenta um conjunto singular de características que dificultou parcialmente o planejamento pelo método. Tal serviço não tem nicho de mercado específico, sendo um serviço de direito e, não, por aquisição. Também se apoia em aspectos legais e regulamenta comportamentos, gerando rejeição. Apesar dessa natureza particular, dois fatores favoreceram a aplicação do método: a institucionalização da filosofia de polícia comunitária na organização e a familiarização dos policiais com conceitos de gestão e qualidade. A conclusão final é que o método QFD se apresentou como um instrumento promissor para melhorar a qualidade dos serviços públicos brasileiros.


Palavras-chave


Desdobramento da Função Qualidade. Serviços públicos. Polícia. Inovação. Patrulha escolar.

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DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v15i1.1774

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