Identificação dos benefícios e dificuldades da produção mais limpa em empresas industriais do estado de São Paulo

Autores

  • José Augusto Oliveira Universidade de São Paulo (USP), São Carlos, São Paulo http://orcid.org/0000-0002-2340-0424
  • Mariana Guardia Universidade de São Paulo (USP), São Carlos, São Paulo
  • Geandra Alves Queiroz Universidade de São Paulo (USP), São Carlos, São Paulo
  • Raphael Laraia Rocha de Barros Cobra Universidade de São Paulo (USP), São Carlos, São Paulo
  • Aldo Roberto Ometto Universidade de São Paulo (USP), São Carlos, São Paulo
  • Otávio José Oliveira Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Guaratinguetá, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v15i2.1751

Palavras-chave:

Produção mais Limpa. Benefícios. Dificuldades. Empresas Industriais. Estado de São Paulo.

Resumo

A Produção mais Limpa está conquistando crescente aceitação pelas empresas devido ao potencial que esta estratégia apresenta para minimização proativa de impactos ambientais para a racionalização na utilização de insumos e diminuir a geração de resíduos e emissões. Esta prática gera benefícios ambientais e econômicos para as empresas. Desta forma, a mensuração dos benefícios auferidos pela Produção mais Limpa em empresas que adotam esta estratégia ambiental é de suma importância para a sua promoção no meio empresarial e também para a sociedade em geral. Somado a estas informações, nota-se a necessidade de maior valorização dos benefícios ambientais face aos econômicos. Neste contexto, esta pesquisa tem como objetivo identificar os benefícios gerados e as dificuldades enfrentadas para a Produção mais Limpa em quatro empresas industriais situadas no estado de São Paulo por meio de estudos de caso. Foi possível identificar significativos benefícios ambientais, principalmente no aspecto de redução da utilização de insumos de produção, ou seja, extração de recursos naturais e na deposição dos resíduos da produção. Além disso, a estratégia preventiva da Produção mais Limpa possibilitou ganhos econômicos às organizações, sustentados pelo gerenciamento racional de seus processos produtivos. Como principal dificuldade destaca-se o aspecto econômico para a implantação de projetos de Produção mais Limpa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Augusto Oliveira, Universidade de São Paulo (USP), São Carlos, São Paulo

Graduado em Administração e especialista em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais. É mestre em Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia de Bauru (UNESP).

Atualmente está cursando doutorado em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos (USP) e graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Publicado

15-06-2015

Como Citar

Oliveira, J. A., Guardia, M., Queiroz, G. A., Cobra, R. L. R. de B., Ometto, A. R., & Oliveira, O. J. (2015). Identificação dos benefícios e dificuldades da produção mais limpa em empresas industriais do estado de São Paulo. Revista Produção Online, 15(2), 458–481. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v15i2.1751

Edição

Seção

Artigos