Identificação dos benefícios e dificuldades da produção mais limpa em empresas industriais do estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v15i2.1751Palavras-chave:
Produção mais Limpa. Benefícios. Dificuldades. Empresas Industriais. Estado de São Paulo.Resumo
A Produção mais Limpa está conquistando crescente aceitação pelas empresas devido ao potencial que esta estratégia apresenta para minimização proativa de impactos ambientais para a racionalização na utilização de insumos e diminuir a geração de resíduos e emissões. Esta prática gera benefícios ambientais e econômicos para as empresas. Desta forma, a mensuração dos benefícios auferidos pela Produção mais Limpa em empresas que adotam esta estratégia ambiental é de suma importância para a sua promoção no meio empresarial e também para a sociedade em geral. Somado a estas informações, nota-se a necessidade de maior valorização dos benefícios ambientais face aos econômicos. Neste contexto, esta pesquisa tem como objetivo identificar os benefícios gerados e as dificuldades enfrentadas para a Produção mais Limpa em quatro empresas industriais situadas no estado de São Paulo por meio de estudos de caso. Foi possível identificar significativos benefícios ambientais, principalmente no aspecto de redução da utilização de insumos de produção, ou seja, extração de recursos naturais e na deposição dos resíduos da produção. Além disso, a estratégia preventiva da Produção mais Limpa possibilitou ganhos econômicos às organizações, sustentados pelo gerenciamento racional de seus processos produtivos. Como principal dificuldade destaca-se o aspecto econômico para a implantação de projetos de Produção mais Limpa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.