Modularidade em montadoras de automóveis: uma análise sob a ótica da estratégia
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v15i2.1741Palavras-chave:
Estratégia. Competências. Modularidade. Indústria automobilística.Resumo
As relações entre a aplicação da modularidade na indústria automobilística e as estratégias organizacionais correspondem a um campo de estudos que precisa ser compreendido de forma mais aprofundada. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo analisar as estratégias organizacionais e as competências inerentes ao processo de modularidade em empresas automobilísticas, por meio da realização de um estudo multicaso em duas montadoras de veículos. Verificou-se que o processo de modularidade tem sido utilizado para transferir custos fixos para os fornecedores, gerando uma dependência entre as empresas e dificultando a troca de um fornecedor, quando necessário. Também se verificou uma preocupação das montadoras em criar estratégias capazes de impedir a perda de know how. Por esta razão, nem todos os projetos de módulos são terceirizados. Verificou-se que as empresas estudadas atingiram parcialmente as competências essenciais e operaram no nível das competências distintivas, o suficiente para dar suporte à estratégia modular. O conjunto de estratégias organizacionais e competências conquistadas ajudaram na construção de vantagem competitiva nessas empresas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.