Geração de valor no contexto da estratégia de manufatura: uma análise em manufaturas calçadistas

Autores

  • Sergio Evangelista Silva Universidade Federal de Ouro Preto
  • Flávio César Faria Fernandes Departamento de Engenharia de Produção Universidade Federal de São Carlos
  • Edemilson Nogueira Professor Adjunto da UFSCar Departamento de Engenharia de Produção Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v15i1.1739

Palavras-chave:

Estratégia de Manufatura. Valor do Produto. Estratégia Competitiva. Funções Geradoras de Valor. Indústria Calçadista.

Resumo

A função manufatura tem como propósito oferecer produtos que gerem valor para os clientes. Todavia, esta não é uma tarefa exclusiva desta função, para esse fim ela deve atuar de forma conjunta com as funções marketing e vendas (M&V) e pesquisa e desenvolvimento (P&D). Este artigo denomina estas três funções de geradoras de valor e discute o seu papel mútuo no processo de geração de valor dos produtos de uma empresa. A validação deste modelo é realizada por meio de três estudos de caso comparativos, realizados em manufaturas calçadistas (MCs) com diferentes estratégias de geração de valor. O estudo empírico permitiu comprovar o papel mútuo das funções estudadas de geração de valor do produto, bem como verificar que a configuração e o papel relativo de cada função muda conforme a estratégia adotada pela empresa. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Evangelista Silva, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Engenharia de Produção pela UFSCar;

Professor Adjunto da UFOP

Flávio César Faria Fernandes, Departamento de Engenharia de Produção Universidade Federal de São Carlos

Professor Associado da UFSCar,

Pós-Doutorado University of Nottingham

Edemilson Nogueira, Professor Adjunto da UFSCar Departamento de Engenharia de Produção Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Administração pela FGV-SP

 

Publicado

2015-02-13

Como Citar

Silva, S. E., Fernandes, F. C. F., & Nogueira, E. (2015). Geração de valor no contexto da estratégia de manufatura: uma análise em manufaturas calçadistas. Revista Produção Online, 15(1), 163–187. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v15i1.1739

Edição

Seção

Artigos