Estudo comparativo da usabilidade de comandos direcionais para duas concepções de máquinas agrícolas
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v15i3.1712Palavras-chave:
Ergonomia. Operação. Erro.Resumo
O estado de Santa Catarina apresentou um expressivo crescimento em sua frota de máquinas agrícolas nos últimos 40 anos. Pelas origens históricas, o estado experimentou uma agricultura familiar forte que se desenvolveu em pequenas propriedades. Essa reduzida dimensão das propriedades rurais impulsionou a aquisição de máquinas agrícolas de pequeno porte tais como os motocultivadores. Estima-se que em Santa Catarina existam mais de 20 mil máquinas dessa natureza. Pela concepção inicial dessa máquina seu emprego destina-se a operações com deslocamento em pé, possuindo para isso comandos dimensionados para a postura na vertical. Porém grande parcela dos motocultivadores é empregada no transporte de carga e pessoal, através da adaptação de um implemento que possibilita a condução na posição sentada. Essa modificação é incompleta, pois não possibilita a instalação de volante para manobras. Assim essa inadequação do comando aumenta a dificuldade na condução do veículo e pode potencializar o erro humano, levando ao acidente. Buscando comparar a usabilidade e o índice de erros no acionamento de comandos de motocultivadores e de tratores, no trabalho utilizou-se de dois métodos: análise pelo modelo Usa- Design (U-D© )e teste de usabilidade. Um painel posicionado à frente das duas máquinas agrícolas simulou obstáculos surgindo à direita ou esquerda do operador, em situação de subida ou descida, e foi observada a reação do mesmo ao estímulo. A amostra de 53 voluntários comprovou que para todos os grupos (níveis de experiência) o erro foi maior para o motocultivador. O trator apresentou 5,7 % de erro enquanto que no motocultivador esse valor foi de 49,1 %. O resultado encontrado pelo modelo Usa Design concordou com os encontrados no teste e apontou graves deficiências em aspectos funcionais e de segurança no motocultivador.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.