Emprego de métodos de apoio multicritério à decisão para seleção de uma escola de idiomas

Autores

  • Mileine Henriques Elias Velasco Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF
  • André Luís Policani Freitas Unversidade Estadual do Norte Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14i4.1705

Palavras-chave:

Apoio multicritério à decisão. método de análise hierárquica. escolas de idiomas.

Resumo

Atualmente, o interesse das organizações por profissionais que dominam mais de um idioma tem sido cada vez maior. Neste cenário, a escolha de uma escola de idiomas tem sido um dos problemas decisórios mais comuns, muitas vezes realizada em função de informações boca-a-boca, ações de marketing das escolas e experimentações sem critérios. Desejando contribuir para este problema, este artigo apresenta um estudo no qual foram empregados dois métodos de apoio à tomada de decisão (AHP e Média Ponderada) com o objetivo de escolher uma escola de idiomas. Para tanto, foram considerados o grau de importância de critérios relativos ao problema e o grau de satisfação de estudantes de graduação e pós-graduação em relação às escolas de idiomas que frequentavam. A escola de idiomas mais bem ordenada foi a mesma em ambos os métodos de AMD, embora algumas escolas  tenham obtido posições diferentes. Foi constatado que a análise com o método AHP é mais rica e elaborada do que com a Média Ponderada. Porém, a grande quantidade de julgamentos paritários necessária ao estudo demandou atenção e significativo esforço cognitivo do decisor, além de maior tempo para realização das análises - aspectos que podem favorecer a preferência pelo uso da Média Ponderada em estudos similares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mileine Henriques Elias Velasco, Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF

Mestranda em Engenharia de Produção (UENF), possui graduação em Administração de Empresas - Institutos Superiores de Ensino do CENSA (2011). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas. 

André Luís Policani Freitas, Unversidade Estadual do Norte Fluminense

DOUTOR EM CIÊNCIAS DE ENGENHARIA-ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - UENF

MESTRE EM CIÊNCIAS DE ENGENHARIA-ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - UENF

ENGENHEIRO MECÂNICO - UFF

Publicado

15-11-2014

Como Citar

Velasco, M. H. E., & Freitas, A. L. P. (2014). Emprego de métodos de apoio multicritério à decisão para seleção de uma escola de idiomas. Revista Produção Online, 14(4), 1433–1451. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14i4.1705

Edição

Seção

Artigos