Emprego de métodos de apoio multicritério à decisão para seleção de uma escola de idiomas

Mileine Henriques Elias Velasco, André Luís Policani Freitas

Resumo


Atualmente, o interesse das organizações por profissionais que dominam mais de um idioma tem sido cada vez maior. Neste cenário, a escolha de uma escola de idiomas tem sido um dos problemas decisórios mais comuns, muitas vezes realizada em função de informações boca-a-boca, ações de marketing das escolas e experimentações sem critérios. Desejando contribuir para este problema, este artigo apresenta um estudo no qual foram empregados dois métodos de apoio à tomada de decisão (AHP e Média Ponderada) com o objetivo de escolher uma escola de idiomas. Para tanto, foram considerados o grau de importância de critérios relativos ao problema e o grau de satisfação de estudantes de graduação e pós-graduação em relação às escolas de idiomas que frequentavam. A escola de idiomas mais bem ordenada foi a mesma em ambos os métodos de AMD, embora algumas escolas  tenham obtido posições diferentes. Foi constatado que a análise com o método AHP é mais rica e elaborada do que com a Média Ponderada. Porém, a grande quantidade de julgamentos paritários necessária ao estudo demandou atenção e significativo esforço cognitivo do decisor, além de maior tempo para realização das análises - aspectos que podem favorecer a preferência pelo uso da Média Ponderada em estudos similares.


Palavras-chave


Apoio multicritério à decisão. método de análise hierárquica. escolas de idiomas.

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DOI: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14i4.1705

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