Métodos para a tomada de decisão em portfólio de produtos: um levantamento em empresas dos setores eletrônico, óptico e de informática

Autores

  • Mila Gibran Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Juliene Navas Leoni Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Daniel Jugend Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Sérgio Luis da Silva Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Manoel Henrique Salgado

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14i3.1704

Palavras-chave:

Processo de desenvolvimento de produtos. Gestão de Portfólio de Produtos. Métodos para a tomada de decisão. Pesquisa tipo survey. Empresas dos setores eletrônicos, óptico e de informática.

Resumo

A tomada de decisão em portfólio de produtos é aspecto relevante, não apenas para o bom desempenho do desenvolvimento de produtos, mas também para auxiliar no processo da estratégia de negócio. Este artigo possui o objetivo de apresentar e analisar os principais métodos para a tomada de decisão em portfólio de produtos adotados por grandes e médias empresas, que atuam no Brasil, nos setores eletrônicos, óptico e de informática. Foi realizada uma pesquisa do tipo survey em uma amostra de 40 empresas. Notou-se que grande parte dessas, especialmente as de médio porte, segue um padrão informal para a tomada de decisão em portfólio de produtos e, que são guiadas, sobretudo, pela percepção da alta administração. Dentre os métodos formais empregados, os financeiros, de pesquisa de mercado e de mapeamento são os mais presentes nos setores estudados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

18-08-2014

Como Citar

Silva, M. G., Leoni, J. N., Jugend, D., Silva, S. L. da, & Salgado, M. H. (2014). Métodos para a tomada de decisão em portfólio de produtos: um levantamento em empresas dos setores eletrônico, óptico e de informática. Revista Produção Online, 14(3), 1151–1170. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14i3.1704

Edição

Seção

Artigos