Dimensões do aprendizado organizacional: variáveis contextuais em empresas em implementação enxuta

Autores

  • Guilherme Luz Tortorella Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Flávio Sanson Fogliatto Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Giuliano Almeida Marodin Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • João Francisco da Fontoura Vieira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Juliano Denicol Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14i3.1669

Palavras-chave:

Dimensões do aprendizado organizacional. Produção enxuta. Variáveis contextuais.

Resumo

A Produção Enxuta (PE) é uma abordagem que abrange uma variedade de práticas de gerenciamento, visando reduzir perdas e melhorar a eficiência operacional. Devido a isso, a habilidade de inovar, mudar e aprender continuamente apresenta-se como um elemento chave na implementação da PE. Diversas variáveis contextuais foram mencionadas na literatura como possíveis impedimentos para a implementação enxuta. No entanto, pouco se sabe sobre a influência dessas variáveis nas dimensões do Aprendizado Organizacional (AO). Este estudo visa examinar o relacionamento entre seis variáveis contextuais e a frequência de ocorrência de problemas em empresas que estão implementando a PE. Além disso, a identificação de relacionamentos relevantes entre dimensões do AO e as variáveis contextuais contribui para a identificação de contextos nos quais se podem esperar problemas. A amostra do estudo contém treze empresas que estão implementando a PE. Os resultados indicam que as mesmas variáveis contextuais, as quais são consideradas como influentes para implementar a PE, apresentam uma influência diferente quanto à capacidade de AO.

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Publicado

18-08-2014

Como Citar

Tortorella, G. L., Fogliatto, F. S., Marodin, G. A., Vieira, J. F. da F., & Denicol, J. (2014). Dimensões do aprendizado organizacional: variáveis contextuais em empresas em implementação enxuta. Revista Produção Online, 14(3), 1077–1103. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14i3.1669

Edição

Seção

Artigos