Inteligência competitiva em organizações de serviços: uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v15i1.1663Palavras-chave:
Inteligência competitiva. Organizações de serviços. Revisão bibliográfica sistemática.Resumo
É crescente a importância do setor de serviços na economia mundial. Diante de um mercado dinâmico e globalizado, marcado pela concorrência acirrada, a inteligência competitiva – IC pode auxiliar as organizações de serviços no processo de tomada de decisão e na concepção de vantagens competitivas frente aos concorrentes. Nesse contexto, este trabalho tem por objetivo delinear o estado da arte relativo à utilização da inteligência competitiva em organizações do setor de serviços, através da pesquisa e análise de artigos presentes nas principais bases de dados. Este estudo possui caráter teórico-conceitual, compreendendo uma revisão bibliográfica sistemática da literatura, incluindo uma análise bibliométrica e análise de conteúdo. Foram levantadas publicações em periódicos indexados pelas seguintes bases condizentes com o tema da investigação: Web of Knowledge, Scopus, Ebsco, ScienceDirect, e Engineering Village. Os resultados permitem inferir sobre a importância sobre o tema inteligência competitiva para a sobrevivência e aumento da competitividade em organizações de serviços. Por fim, verificou-se a existência de uma lacuna relacionada a estudos prescritivos, com foco em investigações aprofundadas sobre o tema abordado, sendo este tipo de estudo relevante para que a área atinja maturidade.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.