Flexibilidade no desenvolvimento de software: a percepção de gerentes de projeto de Aracaju/SE
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14i3.1658Palavras-chave:
Desenvolvimento de Software. Flexibilidade. Processos. Grupos de Trabalho. Participação do Cliente.Resumo
Os gerentes de projetos de desenvolvimento de software precisam cada vez mais lidar com fatores como a competição, demanda por qualidade, menores ciclos de vida de produtos e mudanças tecnológicas constantes no mercado. Com o propósito de contribuir para tal discussão, esta pesquisa investiga como as características de flexibilidade são percebidas por gerentes de projetos no desenvolvimento de software através da caracterização dos modelos de processos de desenvolvimento de software adotados no contexto estudado, assim como no destaque de elementos de flexibilidade nestes processos. A metodologia teve caráter exploratório, descritivo e qualitativo e adotou-se a estratégia de pesquisa estudo de casos múltiplos, na qual os casos foram caracterizados pelos processos de desenvolvimento de software e, como fonte de evidências, escolheram-se os gestores de projetos de software que atuam em empresas de Aracaju há mais de cinco anos na função, por considerar que estes profissionais possuem uma visão mais abrangente do processo de desenvolvimento de tais sistemas. Como resultados obtidos, os gerentes de projetos, apesar de focarem nos aspectos técnicos do processo de desenvolvimento de software, associam o nível de sucesso do projeto a outros fatores, tais como a flexibilidade com relação ao cliente, nos grupos de trabalho e no processo de desenvolvimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.