Flexibilidade no desenvolvimento de software: a percepção de gerentes de projeto de Aracaju/SE

Autores

  • Michell Angelo Santos Lima Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Maria Conceição Melo Silva Luft Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14i3.1658

Palavras-chave:

Desenvolvimento de Software. Flexibilidade. Processos. Grupos de Trabalho. Participação do Cliente.

Resumo

Os gerentes de projetos de desenvolvimento de software precisam cada vez mais lidar com fatores como a competição, demanda por qualidade, menores ciclos de vida de produtos e mudanças tecnológicas constantes no mercado. Com o propósito de contribuir para tal discussão, esta pesquisa investiga como as características de flexibilidade são percebidas por gerentes de projetos no desenvolvimento de software através da caracterização dos modelos de processos de desenvolvimento de software adotados no contexto estudado, assim como no destaque de elementos de flexibilidade nestes processos. A metodologia teve caráter exploratório, descritivo e qualitativo e adotou-se a estratégia de pesquisa estudo de casos múltiplos, na qual os casos foram caracterizados pelos processos de desenvolvimento de software e, como fonte de evidências, escolheram-se os gestores de projetos de software que atuam em empresas de Aracaju há mais de cinco anos na função, por considerar que estes profissionais possuem uma visão mais abrangente do processo de desenvolvimento de tais sistemas. Como resultados obtidos, os gerentes de projetos, apesar de focarem nos aspectos técnicos do processo de desenvolvimento de software, associam o nível de sucesso do projeto a outros fatores, tais como a flexibilidade com relação ao cliente, nos grupos de trabalho e no processo de desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michell Angelo Santos Lima, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Bacharel em Design Gráfico pela Universidade Tiradentes, Sergipe. Especialista em Desenvolvimento de Aplicações para Internet pela Universidade Tiradentes. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Sergipe. Professor Assistente do Departamento de Artes Visuais e Design da Universidade Federal de Sergipe.

Maria Conceição Melo Silva Luft, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Graduada em Administração e especialização em Gestão Estratégica de Sistemas de Sistemas de Informações pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Alagoas e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Atua como professora da graduação do curso de Administração da UFS desde 1997 e no mestrado em Administração desde 2011, tendo exercido cargos de chefia ao longo das suas atividades, além de participação em cursos de especialização e projetos de pesquisa, atuando nas seguintes áreas: gestão empresarial, sistemas de informação organizacionais, governança e gestão da tecnologia da informação, inovação, incubadora de empresas e gestão da informação e do conhecimento.

Publicado

18-08-2014

Como Citar

Lima, M. A. S., & Luft, M. C. M. S. (2014). Flexibilidade no desenvolvimento de software: a percepção de gerentes de projeto de Aracaju/SE. Revista Produção Online, 14(3), 1050–1076. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14i3.1658

Edição

Seção

Artigos