Adoção do seis sigma e lean production em uma empresa de manufatura
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14i4.1652Palavras-chave:
Lean Thinking, Seis Sigma, Lean Seis Sigma, melhoria contínua, qualidadeResumo
A junção dos conceitos do Lean Production com as práticas do Seis Sigma, originou a metodologia conhecida como Lean Seis Sigma, focada na eliminação de desperdícios e variação nos processos. Esta metodologia se desenvolveu de diferentes formas nas empresas e não existe um consenso em relação a sua estrutura organizacional e implementação. Com propósito de identificar e analisar as características relevantes na adoção e integração da metodologia Lean Seis Sigma, o presente trabalho tem como objetivos demonstrar a adoção do Lean Production e Seis Sigma. O estudo de caso foi realizado em uma empresa de manufatura que adota ambas as práticas. Os resultados obtidos evidenciam dois aspectos importantes da metodologia Lean Seis Sigma: a adoção do mapeamento do fluxo de valor como ferramenta central e o uso do DMAIC nas ações de melhoria. O estudo indica que apesar das dificuldades de se implementar o Lean Seis Sigma, a metodologia oferece benefícios para a empresa que a adota da forma.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.