Estratégia de manutenção preditiva no departamento gráfico de uma empresa do ramo fumageiro
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v15i3.1623Palavras-chave:
Analise de Vibração. Termografia. Ferrografia. Inspeção Sensitiva. Manutenção Preditiva.Resumo
O objetivo deste artigo foi descrever a implantação de uma estratégia de Manutenção Preditiva no departamento gráfico de uma empresa da indústria fumageira. O método de pesquisa foi a pesquisa-ação. Foram revisadas e usadas as técnicas de Analise de Vibração, Termografia, Ferrografia e Inspeção Sensitiva. Foi construída e aplicada uma estratégia de Manutenção Preditiva, integrada à estratégia de produção do departamento gráfico. Na pesquisa, foram levantados, no sistema de informação da empresa, o índice de quebra de equipamentos (downtime), custos com desperdícios de energéticos, custos de manutenção e disponibilidade de H/h (homem/hora) e disponibilidade de equipamentos para a produção no período anterior a implantação de uma gestão de manutenção preditiva consistente e comparada com resultados após esta implantação. A partir dos resultados obtidos, ficou evidente que somente a manutenção preventiva, associada a um modelo parcial de manutenção preditiva, não foi suficiente para obter e manter a confiabilidade desejada em um departamento crítico para a empresa. A pesquisa concluiu que a implantação de uma estratégia de manutenção preditiva pode trazer resultados positivos em indicadores estratégicos que capturam objetivos compartilhados com outros setores da empresa, principalmente a produção.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.