Utilização de controle estatístico de processo na avaliação do desempenho acadêmico
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14i2.1592Palavras-chave:
Qualidade. Gráficos de Controle. Otimização de Processos. Desempenho Acadêmico.Resumo
O objetivo deste estudo foi investigar alguns indicadores do desempenho acadêmico (quantidade de estudantes por turma, taxa de evasão, taxa de reprovação e notas obtidas pelos estudantes) para tentar identificar um padrão de comportamento que possibilitasse implementar melhorias no processo de ensino-aprendizagem. A amostra investigada foi composta por cinco turmas, oferecidas a cursos de graduação em Engenharia, as quais foram acompanhadas por três anos. Inicialmente foi realizada uma análise exploratória com técnicas analíticas e gráficas. Uma análise de variância complementada com o teste de Tukey investigou algumas fontes de variabilidade, fornecendo subsídios para a construção dos gráficos de controle. Encontraram-se evidências de que turmas com maior quantidade de estudantes estão associadas a maiores taxas de reprovação e a médias mais baixas e de que cursos que têm a disciplina mais tarde na estrutura curricular obtiveram médias mais altas. Os resultados encontrados mostraram que, embora tenham sido detectadas algumas causas especiais interferindo no processo, foi possível estabilizá-lo para que fosse monitorado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A obra publicada é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo à Revista Produção Online apenas a avaliação da obra, na qualidade de veículo de publicação científica. A Revista Produção Online não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
A revista Produção Online permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.