Uma análise do sistema de gestão wms: um estudo multicaso em empresas desenvolvedoras e usuárias

Autores

  • Felipe Furlan Soriano Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo (USP)
  • Alexandre Pereira Salgado Junior Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14.i1.1582

Palavras-chave:

Logística. Gestão da armazenagem. Controle operacional. Sistema de informação. WMS

Resumo

É crescente o número de empresas que utilizam o WMS na operação de armazenagem, entretanto, boa parte das organizações que adotam este sistema tem dificuldades no processo de implantação ou em usufruir plenamente dos seus recursos. Neste contexto, a presente pesquisa tem por objetivo analisar o sistema WMS, identificando as principais barreiras inerentes ao seu processo de implantação, os benefícios e as funcionalidades atualmente oferecidos ao mercado, bem como as tendências para o aprimoramento da ferramenta. Para tanto, foi utilizado o método de estudo multicaso que abordou duas empresas desenvolvedoras do software e de três organizações usuárias e, a partir da análise de conteúdo das informações provenientes da revisão de literatura, das entrevistas semiestruturadas e da análise documental realizadas, foi possível identificar como principais dificuldades no processo de implantação do sistema as falhas no cadastro de produtos e endereços, o mapeamento dos processos logísticos, o treinamento de pessoal e a mudança cultural de trabalho. Quanto aos benefícios do sistema, salienta-se o melhor controle operacional e o incremento da acuracidade de estoque. Por fim, identificou-se que as tendências para o desenvolvimento da ferramenta envolvem a vinculação do sistema a tablets e smartphones, integração com a tecnologia RFID e geração de relatórios customizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Furlan Soriano, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo (USP)

Administração: Logística

Alexandre Pereira Salgado Junior, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo (USP)

Administração: Gestão de Operações

Publicado

15-02-2014

Como Citar

Soriano, F. F., & Salgado Junior, A. P. (2014). Uma análise do sistema de gestão wms: um estudo multicaso em empresas desenvolvedoras e usuárias. Revista Produção Online, 14(1), 195–218. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14.i1.1582

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.