O jogo da catapulta para compreender o planejamento e análise de experimentos: proposta de uma abordagem lúdica de ensino
DOI:
https://doi.org/10.14488/1676-1901.v14i3.1576Palavras-chave:
Jogos Educativos, Planejamento e Análise de Experimentos, Coeficiente de DeterminaçãoResumo
Este trabalho propõe o uso do Jogo da Catapulta para o ensino de técnicas de planejamento e análise de experimentos. Este jogo consiste numa simples Catapulta capaz de lançar pequenos objetos. A mesma pode sofrer diferentes ajustes, uma vez que até cinco variáveis de controle podem ser alteradas. A possibilidade de introduzir diferentes ajustes na catapulta permite a condução de diversos tipos de tratamentos e a aplicação de diversas técnicas de planejamento de experimentos. Nesta direção, um experimento fatorial 2k foi realizado e é apresentado. Além disto, o texto aborda o DOE (Design of Experiments) por meio da Regressão Linear Múltipla com o uso do Coeficiente de Determinação R2 como medida de avaliação da significância dos fatores e da interação entre eles. Apesar da simplicidade do dispositivo proposto, vários cuidados e atividades existentes na condução de experimentos industriais se fazem presentes neste jogo. Isto por sua vez, possibilita trabalhar de modo lúdico vários conceitos importantes desta técnica.
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